Você Gostaria de ser Padre?

Esse é o título do livrinho que eu li na minha infância e que ajudou a despertar em mim o desejo de ser padre, lampejos do chamado divino, a minha vocação para o sacerdócio.

Nesse livrinho, ilustrado com figuras coloridas, havia os grandes incentivos, para o sonho de ser padre: “você batizará, você perdoará os pecados, você instruirá o povo nos caminhos de Deus, você celebrará a Santa Missa e distribuirá a Sagrada Comunhão, você abençoará o matrimônio, dará a bênção às famílias, aos jovens, às crianças, você assistirá aos enfermos, você consolará as pessoas, você dará o catecismo às crianças e jovens, você ajudará Jesus na obra da Redenção, distribuindo a sua graça e os seus ensinamentos”… !

Que beleza! Que encanto! Que sonho! E eu ia imaginando que, sendo padre, eu salvaria muitas almas, e a minha, sobretudo; minhas mãos seriam consagradas e que tudo o que eu abençoasse seria abençoado; que eu emprestaria a minha língua e voz a Jesus para que ele falasse por mim; que eu seria o seu embaixador e ministro; que eu seria, enfim, um outro Cristo!

Claro! Ser padre é isso: levar Jesus às almas e as almas a Jesus!

Você será como Nossa Senhora, que nos deu Jesus!

Jesus quis precisar de nós, para ajuda-lo nesse ministério: “A messe é grande, mas os operários são poucos”, disse Jesus vendo as multidões e enchendo-se de compaixão por elas, pois eram como ovelhas que não têm pastor (cf. Mt 9, 37).

“O sacerdote é o amor do Coração de Jesus! Se nós compreendêssemos o que é o padre, nós morreríamos, não de medo, mas de amor” (São João Maria Vianney).

Aos que me perguntam o que eu seria, se não fosse padre, eu respondo: “Se eu não fosse padre, eu entraria no Seminário para ser padre, pois é a melhor coisa que existe neste mundo!”

A você, jovem, menino, que acaba de ler este texto, eu pergunto:

“E você?! Não gostaria de ser padre?!”

                   Dom Fernando Arêas Rifan

Bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney,

que um dia, quem sabe, te ordenará padre!

Artigo publicado na Revista Vem e Segue-me, ano 15 nº 13

17 opiniões sobre “Você Gostaria de ser Padre?

  • 14 de novembro de 2018 em 16:43
    Permalink

    Em 2005, quando eu tinha 15 anos fui procurar o meu pároco para pedir uma carta de recomendação para que eu pudesse fazer experiência vocacional no seminário ele falou que eu não tinha saúde para ser padre.
    Mesmo sem saúde tive que continuar a trabalhar eu comecei a trabalhar desde 14 anos para ajudar em casa e muitas vezes deixei de estudar por conta da situação financeira e outras coisas mais, depois de alguns anos eu me casei e o mesmo padre que negou de eu fazer experiência vocacional ele também disse(pensou) na época do casamento que meu casamento não duraria mais que quatro anos,meu casamento acabou durando 2 anos e meio.
    hoje eu sofro de depressão e síndrome do pânico.

    Resposta
    • 15 de novembro de 2018 em 21:12
      Permalink

      A culpa não foi do Padre. Procure um médico.

      Resposta
  • 14 de novembro de 2018 em 16:44
    Permalink

    Eu quero, ser padre! Tenho 14 anos e desde os 8 Deus conversa comigo e me encaminha cada vez mais na vocação do sacerdócio. Daqui uns anos tenho certeza que estarei de batina!

    Resposta
  • 28 de novembro de 2018 em 16:33
    Permalink

    Boa tarde salve Maria Santíssima estou entrando em contato com vocês pois desejo fazer acompanhamento vocacional dês de pequeno desejo ser padre tradicional viver uma vida totalmente voltada ao santo sacrifício de Cristo

    Resposta
  • 8 de dezembro de 2018 em 23:55
    Permalink

    Salve Maria Imaculada.
    Como Santo Agostinho, tarde amei a Deus. Claro, sou uma particulazinha perto de Santo Agostinho, que já se considerava uma particulazinha da criação. Tenho 41 anos e retornei há dois anos à Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana, após mais de 20 anos de trevas espirituais, inclusive ateísmo! Hoje, reconheço os diversos chamados de Cristo, que eu nunca ouvi ou nunca quis ouvir. Como uma chama ardente, logo soube que esse chamado é real. Chamado à vida religiosa. Conversando com alguns padres, religiosos e leigos, me informaram que minha idade pode ser uma pedra de tropeço para minha vocação (para meu acesso a ordens religiosas ou ao sacerdócio), pois quase todos os seminários, conventos ou mosteiros, têm idade limite para acesso dos vocacionados. Ajudem-me a esclarecer essa dúvida. O Seminário da Imaculada Conceição tem esse limite de idade? Obrigado. Deus os abençoe.

    Resposta
  • 18 de dezembro de 2018 em 16:21
    Permalink

    Gostaria de saber se o seminart de vocês é pago e qual o valor mais ou menos de todo o processo de formação, mas de qualquer forma espero daqui 3 anos está ali com vocês.

    Resposta
    • 18 de dezembro de 2018 em 20:32
      Permalink

      O seminário é pago?
      O seminário sustenta-se com doações das paróquias e de benfeitores, portanto os seminaristas não pagam mensalidade como em uma faculdade ou curso. Porém os seminaristas procuram sempre incentivar suas famílias a colaborarem com o seminário na medida do possível.

      Resposta
  • 19 de dezembro de 2018 em 03:22
    Permalink

    Belo post!
    Tenho 33 anos e sinto a vontade de ser padre, mas não se terei alguma chance de ingressar em algum seminário.

    Resposta
  • 29 de dezembro de 2018 em 14:40
    Permalink

    As pessoas que moram muito longe, mas que desejam entrar no seminário podem permanecer nele direto durante os 7 anos, pois o valor das passagens as vezes é muito caro?

    Resposta
    • 12 de fevereiro de 2019 em 21:20
      Permalink

      Prezado Áquila, se caso um dia você entrar em nosso seminário, nesses casos o seminário pode ter ajudar.

      Resposta
  • 6 de janeiro de 2019 em 01:42
    Permalink

    Eu tenho 33 anos de idade, já tenho um ano de convertido ao catolicismo e, sinto o chamado para o sacerdócio. Não sei se terei alguma oportunidade de ingressar em algum seminário. Por causa da minha faixa etária.

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2019 em 17:35
    Permalink

    Boa tarde! Gostaria de saber se há possibilidade de conhecer o seminário e iniciar um acompanhamento vocacional.

    Resposta
  • 13 de março de 2019 em 22:59
    Permalink

    Boa noite , a paz de nosso senhor Jesus Cristo e o amor de nossa mãe Maria , gostaria de saber onde fica esse seminário , para estar conhecendo mais , gostaria de saber se fica perto de Brasília ou se poderia me aconselhar algum por perto , muito obrigado que Deus abençoe 🙏

    Resposta
    • 16 de março de 2019 em 11:16
      Permalink

      Bom dia! Salve Maria!
      Prezado Gilmar, este seminário fica localizado em Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro. Você pode entrar em contato conosco por meio do e-mail: seminariocemi@gmail.com.

      Att. Equipe de Comunicação do Seminário

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1
Olá! Salve Maria!
Em que podemos ajudar?
Powered by