Festa de Santo Tomás de Aquino

Na última quinta-feira, 07 de março, celebramos Santo Tomás de Aquino, o Doutor Comum, venerável padroeiro de nosso Instituto Eclesiástico de Filosofia e Teologia. Honramos a memória de nosso patrono com Santa Missa Solene, celebrada pelo diretor do referido instituto, Padre Everaldo Bom Robert.
São Tomás, doutor da Igreja, nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca. Era membro da mais alta nobreza italiana. Aos 18 anos, ingressou na Ordem dos dominicanos. Estudou na Alemanha, onde foi aluno de santo Alberto Magno, também doutor da Igreja, e depois em Paris, na Sorbone, fundada pelo rei São Luiz IX. Em Paris, de aluno passou a mestre de filosofia e teologia.

Era intelectual, manso e silencioso, sua norma era: “oferecer aos outros os frutos da contemplação”. Seus escritos constituem um dos maiores monumentos de filosofia e teologia católicas. Ele construiu um monumento de doutrina, fundamentado na fé e na razão, que alguém chamou de “a catedral do pensamento cristão”.

Que Santo Tomás interceda pelo seminário e por nosso instituto eclesiástico, para que possamos conhecer a verdade e dar testemunho dela. Afinal, como disse ele mesmo, “levar os homens à verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros”.

Uma opinião sobre “Festa de Santo Tomás de Aquino

  • 17 de março de 2019 em 16:10
    Permalink

    Solum una imago…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1
Olá! Salve Maria!
Em que podemos ajudar?
Powered by