Ordenação Subdiaconal e Ordens Menores

Durante a Santa Missa de Pentecostes, no último domingo 09/06, na paróquia pessoal de Nossa Senhora Aparecida e São Fidélis em São Fidélis-RJ, nosso Bispo Administrador Apostólico Dom Fernando Arêas Rifan conferiu a ordem subdiaconal ao seminarista Kelvin Geraldo Zizcycki – Curitiba, PR.

O subdiaconato é um passo decisivo na caminhada rumo ao sacerdócio e, embora não seja parte mesma do sacramento da Ordem, é a ordenação pela qual os que a recebem são tidos na Liturgia como ministros sagrados, é também quando a Igreja confere o poder de servir ao diácono na Missa solene, de lhe oferecer o cálice e a patena, de preparar a água para o Santo Sacrifício, de cantar a epístola e de abluir as palas e os corporais.

Ainda durante a Santa Missa, foram conferidas as duas primeiras ordens menores (Ostiariato e Leitorato) ao seminarista Fábio Vilarinho de Oliveira – Brasília,DF. O ostiariato é a ordem pela qual é comunicado a poder especial de abrir e fechar as portas da igreja, de tocar os sinos e de abrir o livro ao pregador da palavra divina. A necessidade de um porteiro existe em qualquer casa pública. Por si, para este serviço, pode ser escolhida qualquer pessoa fiel. Mas é costume que o quartel militar seja guardado por um militar, o edifício da polícia por um policial, o arsenal da marinha por um soldado marinheiro. É, portanto, conveniente que a casa de Deus seja guardada por um homem de Deus, por uma pessoa consagrada a Deus. É ele que tem de admitir os fiéis e de excluir os indignos. O leitorato, por sua vez, é a ordem pela qual é comunicado o especial poder de ler a escritura sagrada ao que faz o sermão, de cantar as lições na missa e no santo ofício, e de benzer pão e todos os frutos novos. Depois de o clérigo ter dado à Igreja prova de sua fidelidade em guardar a casa do Senhor e seus tesouros, recebe um depósito de valor ainda maior, a Sagrada Escritura, que deverá ler no templo de Deus.

Também neste fim de semana, festa de Pentecostes, jovens de vários lugares do Brasil tiveram a oportunidade de passar uns dias conosco, numa experiência vocacional. Os vocacionados participaram de nossa rotina, trabalharam conosco, experienciaram nossa espiritualidade e, de modo geral, conheceram mais de perto a realidade da nossa Adm. Apostólica.

Nossa Administração Apostólica e o Seminário da Imaculada Conceição se alegram por seus seminaristas e invocam, por intercessão de Maria Santíssima, as bênçãos mais copiosas sobre o nosso mais novo subdiácono Kelvin, ostiário e leitor Fábio, todos os seminaristas e vocacionados.

[slickr-flickr tag=”ordenacaosubdiaconal2019″]

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.