O Seminário

O Seminário da Imaculada Conceição é o Seminário da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, a qual criada pelo Santo Padre São João Paulo II em 2002 para forma extraordinária romana, ou Missa Tridentina. Nosso Seminário teve a honra de ter a pedra fundamental abençoada pelo próprio São João Paulo II. A formação em nosso Seminário segue, como em todos os seminários da Igreja Católica, as normas estabelecidas na Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, O Dom da Vocação Presbiteral, com as características próprias de nossa Administração Apostólica, voltadas para a forma extraordinária do rito romano. Assim, nossos seminaristas são formados para o ministério em nossas paróquias, onde a vida sacerdotal é voltada para este carisma próprio.

Os estudos filosóficos e teológicos seguem as diretrizes estabelecidas pela Igreja. Temos um ano Propedêutico, onde se dedica a uma espiritualidade sacerdotal e discernimento vocacional. Três anos de filosofia e quatro de teologia. A convivência e o dia-a-dia são sempre regidos pelo regulamento interno e acompanhamento dos padres formadores. O dia no Seminário é dividido em oração, estudo e refeições, mas também em recreios, com uma atmosfera descontraída, onde se prepara para o sacerdócio com a alegria do Evangelho. Talvez uma coisa que marque bem nosso ritmo, é que nós temos o momento certo para todas estas atividades. E fazemos assim para tentar fazer bem cada uma delas. O tocar do sino nos desperta e nos avisa que Deus nos convida a iniciar o dia. Iniciamos na Capela com a oração do Ângelus, canto das Laudes e a Meditação ou oração mental de meia hora. Enfim terminamos bem as primeiras orações com a Santa Missa, o cume do nosso dia.

Depois do café da manhã, iniciamos às 8h e 30min as aulas. Ao meio dia rezamos o Ângelus e a hora Sexta e fazemos nosso exame de consciência . Em seguida, o almoço. A tarde é dividida em um pequeno momento de descanso, trabalhos de limpeza e manutenção do seminário, recreação e estudo. Em alguns dias da semana, pelo término da tarde temos ensaios de canto e de liturgia, em outros dias temos uma conferência com algum padre formador.

Antes do jantar temos a recitação do Terço, ou o canto das Vésperas, ou ainda nas quintas-feiras um momento de Adoração. Depois do jantar e de um tempo livre para recreação e descontração, vamos terminar o nosso dia na Capela, com o canto das Completas, a oração da noite. A partir de Completas começa o grande silêncio: nossa última palavra do dia é dirigida ao Senhor. Nossa rotina tem variações em alguns dias como nas terças-feiras onde a Santa Missa é celebrada à tarde pelo Sr. Bispo, que logo após, nos dá uma palestra formacional. No domingo a Santa Missa é às 10:15, é sempre Missa Cantada ou Solene. A parte da tarde do domingo é livre para a visita dos familiares, para o descanso, e para o lazer. Temos também no domingo as Vésperas Solenes, antes do jantar. Resumidamente este é nosso dia-a-dia.