Fundação do Instituto Filosófico Teológico

Foi fundado hoje, dia da festa da Assunção de Nossa Senhora, o “Instituto Eclesiástico de Filosofia e Teologia Santo Tomás de Aquino”. O Instituto é o setor responsável pela formação acadêmica filosófica e teológica dos seminaristas. Até então, a formação era feita toda pelo Centro de Estudos Maria Imaculada, associação que funciona como centro cultural e beneficente.

Com a fundação do Instituto, de estatuto aprovado pelo corpo de formadores, haverá melhor estruturação dos estudos e progressão enquanto instituição de ensino. Também gozará de maior organização em eventos acadêmicos e apoio formativo.

A sessão solene de fundação foi aberta e presidida pelo nosso bispo, Dom Fernando, que iniciou invocando o Divino Espírito Santo e Maria Santíssima. A escolha de Santo Tomás de Aquino como onomástico do Instituto foi, segundo Dom Fernando, uma ótima escolha, visto que o Santo é colocado pelo Concílio Vaticano II como ainda modelo e mestre nos estudos para formação sacerdotal. “Não é por nada que ele é chamado Doctor Communis“, disse Dom Fernando.

Depois de lidas as pautas da sessão, preenchidos os devidos cargos e feito o juramento (profissão de fé feita por quem assume algum cargo na Igreja), a sessão encerrou-se com o canto “O Thoma Doctor” em honra do santo. Logo após, Mons. José de Matos, nosso vigário geral, celebrou a Santa Missa Solene em honra da Assunção da Santíssima Virgem, encerrando assim a manhã de festividades.

Sessão Solene de fundação do Instituto Eclesiástico de Filosofia e Teologia Santo Tomás de Aquino
[slickr-flickr tag=”fundacaoinsti2017″]

Festa da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria
[slickr-flickr tag=”festadaassucao2017″]

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.